sábado, 14 de janeiro de 2012

O método de estudos do GERT - sobre a função deste blog

          Faz algum tempo fundei o GERT - Grupo de Estudos Rafael Teodoro. Como esclarece o subtítulo deste blog, trata-se de grupo de estudos virtual, organizado sob a forma de uma lista de correios eletrônicos cooperativa voltada à troca de informações no estudo para concursos públicos. A ideia não é nova: há dezenas de grupos de estudos nesse sentido na rede mundial. Minha intenção ao fundar o GERT, entretanto, foi a de criar meu próprio grupo, reunindo amigos interessados nos concursos públicos, de modo a estabelecer um canal de diálogo permanente mediante o qual fosse possível ajudar o próximo de algum modo.
          O GERT cuida-se, portanto, de exercício de altruísmo, seja no trato de informações relevantes sobre editais e matérias cobradas pelas bancas examinadoras, seja na cooperação que proporciona a "blindagem psicológica" essencial ao concurseiro que deve superar a presssão violenta que só quem dedica sua vida com seriedade a esse projeto de aprovação sabe qual é.
          Nesse contexto, veio-me a ideia de criar um blog do GERT. Sua finalidade insere-se no sentido de proporcionar-me um espaço virtual de difusão de ideias jurídicas sobre os mais variados temas. Nada mais salutar no contexto dos estudos do que escrever. O Blog do GERT é, dessa maneira, uma espaço de reflexão complementar aos estudos do direito previamente executados.
          Se no blog "Metamorfose do Mal" dedico o espaço ao tratamento de assuntos variegados - sobretudo culturais - de meu mais vivo interesse, será no blog do GERT que exporei minhas opiniões quanto a temas relacionados ao mundo jurídico - o mundo que escolhi por profissão e no qual ora desenvolvo minha carreira.
          Mais uma vez, também aqui não tenho intenção de usufruir popularidade na blogosfera. Quis apenas construir um espaço de diálogo de ideias sobre o direito - tampouco é relevante se, ao fim e ao cabo, tornar-se um espaço escrito por mim para mim mesmo.
          O ato que mais me dá prazer na vida é o ato de escrever. Logo, se este humilde blog permitir-me isso, já terá cumprido seu papel. A felicidade, trá-la-ei a mim.    
          Deixo ao leitor a mensagem de abertura do GERT, conforme consta na lista de emails do grupo:
          "O Grupo de Estudos Rafael Teodoro (GERT) foi fundado pelo Prof. Rafael Teodoro para reunir, numa lista de emails cooperativos, os melhores concurseiros na opiniao de seu fundador. Por "melhor", entende o fundador como sendo não aquele que obtém os melhores resultados (visão individualista míope), mas sim aquele estudante dedicado ao estudo para concursos públicos, que tem foco e está disposto a dedicar sua vida ao projeto concursândico. Nesse sentido, são principíos do GERT: 1) HUMILDADE: o membro do GERT reconhece que precisa da ajuda do próximo para passar, estando disposto a aprender com o concorrente mais disciplinado, mais organizado, mais estudioso; 2) SOLIDARIEDADE: o membro do GERT reconhece que o concurseiro nunca está sozinho, por isso aprecia partilhar seus conhecimentos com o outro concorrente, eis que ajudar o aprendizado do próximo é a melhor das formas de ajudar a si próprio a aprender; 3) SONHO: o membro do GERT tem um sonho de aprovação. Ele não desistirá até realizar seu sonho, não importa o quanto custe, o quanto a vida lhe bata, quão cara seja a renúncia. É o sonho que lhe fará superar seus limites, seus medos, seus receios. É o sonho que lhe levará sempre cada vez mais alto.
O GERT, assim, visa à mais nobre das missões: realizar o sonho de aprovação de seu fundador e ainda ajudar outros que têm o mesmo sonho, tornando uma jornada, outrora solitária, um agradável caminhar de mãos dadas em direção ao crescimento pessoal que só quem percorre a estrada pedregosa dos concursos públicos pode compreender. Para o membro do GERT, não há pedra no meio caminho!"
          Aos estudos, pois!     
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário