sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

RT RECOMENDA: DICAS DE CULTURA JURÍDICA - "SHOW ME A HERO" (2015)


 
1) Do que trata?

"Show Me a Hero" é uma minissérie estadunidense desenvolvida a partir do livro homônimo escrito pela jornalista Lisa Belkin. A trama, baseada em fatos, narra o conflito deflagrado pela população da cidade de Yonkers, no Estado de Nova Iorque, que resiste ao cumprimento de uma decisão judicial que determinou a construção de casas populares em bairros de classe média. A resistência da classe média da cidade é motivada sobretudo por questões racistas, já que os brancos não querem conviver com negros em seus bairros.
 
O enredo tem como protagonista o prefeito Nick Wasicsko, um ex-policial, bacharel em Direito, que, com apenas 28 anos de idade, é eleito prefeito de Yonkers para o biênio 1987-1989. Com a responsabilidade de ter-se tornado o mais jovem prefeito de uma grande cidade em todos os Estados Unidos, ele assume seu mandato justamente no auge dos conflitos racistas entre os brancos de classe média (seus eleitores) e os negros pobres - beneficiários da decisão judicial.

2) Por que eu recomendo?

O crime atrai a atenção do público mais que qualquer outro fenômeno. Por isso, é tão comum vermos séries e filmes que retratam a jurisdição criminal. No entanto, são poucas as produções (de qualidade) que se dedicam à abordagem da jurisdição cível. "Show Me a Hero" é uma dessas raras produções. Ela deita seu olhar para a jurisdição civil, notadamente sobre como a aplicação das astreintes, enquanto medida cominatória idônea a assegurar o cumprimento de uma decisão judicial, interfere nas decisões políticas da cidade de Yonkers.  
 
O conflito principal da trama gira exatamente em torno da situação difícil experimentada pelo alcaide Wasicsko, que, de um lado, vê-se ameaçado pela multa do "contempt of court" (ato atentatório ao exercício da jurisdição), em face da potencial violação da ordem judicial que determinou a construção de casas populares, ao passo que, de outro, tem de suportar a pressão dos seus eleitores - isto é, a classe média branca racista de Yonkers.
 
Trata-se de um drama político que, além de abordar o atentado à jurisdição, suscita uma reflexão salutar sobre questões como o racismo e a segregação socioespacial urbana nas grandes cidades, temas de relevo para o panorama dos direitos humanos.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário